quarta-feira, 7 de julho de 2010

O que é ligaçao metalica?

A ligação metálica ocorre entre metais, isto é, átomos de alta eletropositividade.

Num sólido, os átomos estão dispostos de maneira variada, mas sempre próximos uns aos outros, compondo um retículo cristalino. Enquanto certos corpos apresentam os elétrons bem presos aos átomos, em outros, algumas dessas partículas permanecem com certa liberdade de se movimentarem no cristal

 
Ouro de Jóias — constituído por Au, Ag
 
O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido a sua boa condutividade elétrica, resistência a corrosão, e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas , apresenta diversas aplicações industriais.



 
Aço inoxidável — constituído por Fe, C, Cr e Ni.
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica
O que é ligação iônica?

Ligação Iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas.
O sulfato de sódio tem diversas aplicações industriais para celulose, vidros e detergentes


ácido clorídrico
 
* É bastante solúvel dissolvido em água


*Utilizado na limpeza de pisos e superfícies metálicas antes da soldagem.
O que é ligaçao covalente?

A ligação covalente é um tipo de ligação química entre átomos, caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de Elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.

O2 - O=O : utilizado principalmente nas indústrias metalomecânicas.   
H2O - H-O-H : utilizado em meios rurais e tambem atividades comerciais.

terça-feira, 15 de junho de 2010

2 – Quais elementos químicos se encontram no nosso corpo?

Oxigênio, Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Potássio, Sódio, Cloro, Magnésio, Ferro, Zinco, Cobre, Flúor, Bromo e Selênio, Iodo, Manganês, Vanádio, Silício, Arsênio, Boro, Níquel, Cromo, Molibdênio, Cobalto, Lítio, Cádmio e Estanho
Quais sao os elementos quimicos e suas funções?

Mendelévio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.


Nobélio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Laurêncio – Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.
 
Califórnio - usado em medidas de umidade para a determinação de lâminas de água/óleo em poços de petróleo.

Einstênio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Férmio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo
 
Amerício - utilizado como fonte de ionização para detectores de fumaça e como fonte portátil de raios gama.


Cúrio - é utilizado como fonte de calor em usinas termonucleares.

Berquélio - não apresenta uso significativo ou representativo.

Urânio - é utilizado como combustível para reator nuclear, para obtenção de energia elétrica, como fonte de obtenção de plutônio e de outros elementos transurânicos, seus compostos são usados na fabricação de vidro e na irradiação de alimentos.

Netúnio – é usado em componente de instrumentos para detector de nêutrons.

Plutônio – utilizado nas missões Apolo, de viagem à Lua, ele era usado em equipamentos sísmicos na superfície lunar.


Actinídeos


Actínio – é usado no preparo de materiais emissores de nêutrons e como fonte importante de partículas alfa.

Tório – é utilizado como combustível

Protactínio - ele não apresenta nenhuma aplicação significativa.
Frâncio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.


Rádio - Ele é utilizado em tintas fosforescentes e como fonte de nêutrons.

Polônio - utilizado em baterias nucleares e como fonte de nêutrons e de partículas alfa.

Astato - Nenhuma aplicação é conhecida ou descrita para o astato ou compostos de astato, devido à sua meia-vida muito curta de, ~ 8 horas.

Radônio - É utilizado principalmente em sismógrafos.


Tálio - utilizado na fabricação de pesticidas, detectores de infravermelho, vidros de baixa temperatura de fusão e alto índice de refração e em células fotoelétricas.

Chumbo - utilizado em ligas metálicas, tais como: ligas de baixo ponto de fusão e ligas para solda. Além disso, o chumbo é utilizado em fusível de eletricidade, baterias de automóveis e em proteção contra radiação.

Bismuto - utilizado na produção de vidros, cerâmicas, atadura contra queimaduras, semicondutores, catalisadores e ligas metálicas de alta
Platina - utilizada na medicina, na odontologia, em joalheria, em aparelhos resistentes à corrosão. Além de ser utilizada como catalisador em reações químicas diversas, em instrumentos de laboratório, em termopares e em contatos elétricos.

Ouro - já foi muito utilizado em cunhagem de moedas, agora, ele é padrão monetário em alguns países. O ouro, além possuir aplicação financeira, é empregado em jóias, em recobrimento de contato elétrico de alguns processadores de computador, em odontologia e em recobrimento de outros metais.

Mercúrio - utilizado em termômetros, barômetros, desinfetantes, iluminação pública, odontologia (amalgama dental), separação do ouro.

Rênio - utilizado na produção de fios de fornos elétricos, em camada de proteção para jóias, como filamento de espectrômetro de massa e em ligas metálicas utilizadas na indústria aérea.


Ósmio - utilizado como catalisador na produção de amônia, em ponta de caneta tinteiro e em agulha de bússola (liga metálica com o irídio) e em ligas metálicas de alta dureza.

Irídio - utilizado na fabricação de agulhas de injeção, em componentes eletrônicos e em ligas com o ósmio, para serem aplicadas em agulhas de bússolas e ponta de caneta tinteiro.
Háfnio - é utilizado em reatores nucleares como absorvedor de nêutrons e como material refratário.


Tântalo - utilizado na fabricação de ligas metálicas aço-tântalo, em próteses dentárias, turbinas de avião, reatores nucleares, ferramentas de corte e cirúrgicos, como, por exemplo, o bisturis.

Tungstênio - utilizado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes, de ligas metálicas aço-tungstênio, de tubo de imagem de televisores e lubrificantes para atuarem à altas temperaturas. O tungstênio é, ainda, utilizado na indústria aérea.

Lutécio - utilizado na produção de ligas metálicas, catalisadores de reações químicas e como fonte de radiação beta, quando seu núcleo é ativado por nêutrons térmicos.






ultimo lantanidio

Érbio - utilizado na indústria nuclear e em filtros fotográficos.

Túlio - é aplicado em tubos de raio X, em equipamentos de microondas e em ligas metálicas.

Itérbio - utilizado na melhoria da resistência mecânica do aço. Ele é também utilizado em tubos de raio-X e lasers.

Térbio - são utilizados em componentes de tubos de televisores e em dispositivos geradores de lasers.

Disprósio - é utilizado em televisores, como ativador de fluorescência. Composto de disprósio serve como fonte de radiação infravermelha e é também utilizado na produção de mídias de CD.

Hôlmio - utilizado na fabricação de lasers, que são usados na medicina ortopédica e oftalmológica, além de ser aplicado em espectroscopia e em ligas metálicas
Samário - é utilizado em reatores nucleares, como absorvedor de nêutrons e algumas vezes como catalisador de reações de hidrogenação e desidrogenação.


Európio - é utilizado em tubos de televisores. Além de ser empregado como absorvedor de nêutrons, em reatores nucleares e como catalisadores no craqueamento do petróleo.

Gadolínio – os compostos de gadolínio são aplicados na fabricação de dispositivos de televisores e de computadores. Além de serem
Praseodímio - é utilizado na coloração de vidros (cor amarela), materiais fluorescentes e componentes eletrônicos.

Neodímio - é utilizado na produção de laser e em astronomia para calibrar linhas espectrais. Além de ser utilizado na produção de ímãs permanentes e como pigmento para esmaltes e vidros.

Promécio - é utilizado em baterias nucleares e em relógios atômicos.









Bário - é utilizado na produção de uma liga metálica com o níquel, que por sua vez, é utilizada na fabricação de velas de ignição de automóveis.



Lantanídeos





Lantânio - é utilizado em dispositivos eletrônicos e em ligas que são usadas em pedras de isqueiros.

Cério - é usado em cerâmicas e em polimento de lentes. O cério é também usado em pedra de isqueiro, em compostos para tingir vidros, em proteção contra corrosão, em ligas metálicas com ferro e cobre, como catalisador para produção de amônia e em conversores catalíticos de automóveis.