terça-feira, 15 de junho de 2010

2 – Quais elementos químicos se encontram no nosso corpo?

Oxigênio, Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Potássio, Sódio, Cloro, Magnésio, Ferro, Zinco, Cobre, Flúor, Bromo e Selênio, Iodo, Manganês, Vanádio, Silício, Arsênio, Boro, Níquel, Cromo, Molibdênio, Cobalto, Lítio, Cádmio e Estanho
Quais sao os elementos quimicos e suas funções?

Mendelévio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.


Nobélio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Laurêncio – Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.
 
Califórnio - usado em medidas de umidade para a determinação de lâminas de água/óleo em poços de petróleo.

Einstênio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Férmio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo
 
Amerício - utilizado como fonte de ionização para detectores de fumaça e como fonte portátil de raios gama.


Cúrio - é utilizado como fonte de calor em usinas termonucleares.

Berquélio - não apresenta uso significativo ou representativo.

Urânio - é utilizado como combustível para reator nuclear, para obtenção de energia elétrica, como fonte de obtenção de plutônio e de outros elementos transurânicos, seus compostos são usados na fabricação de vidro e na irradiação de alimentos.

Netúnio – é usado em componente de instrumentos para detector de nêutrons.

Plutônio – utilizado nas missões Apolo, de viagem à Lua, ele era usado em equipamentos sísmicos na superfície lunar.


Actinídeos


Actínio – é usado no preparo de materiais emissores de nêutrons e como fonte importante de partículas alfa.

Tório – é utilizado como combustível

Protactínio - ele não apresenta nenhuma aplicação significativa.
Frâncio - Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.


Rádio - Ele é utilizado em tintas fosforescentes e como fonte de nêutrons.

Polônio - utilizado em baterias nucleares e como fonte de nêutrons e de partículas alfa.

Astato - Nenhuma aplicação é conhecida ou descrita para o astato ou compostos de astato, devido à sua meia-vida muito curta de, ~ 8 horas.

Radônio - É utilizado principalmente em sismógrafos.


Tálio - utilizado na fabricação de pesticidas, detectores de infravermelho, vidros de baixa temperatura de fusão e alto índice de refração e em células fotoelétricas.

Chumbo - utilizado em ligas metálicas, tais como: ligas de baixo ponto de fusão e ligas para solda. Além disso, o chumbo é utilizado em fusível de eletricidade, baterias de automóveis e em proteção contra radiação.

Bismuto - utilizado na produção de vidros, cerâmicas, atadura contra queimaduras, semicondutores, catalisadores e ligas metálicas de alta
Platina - utilizada na medicina, na odontologia, em joalheria, em aparelhos resistentes à corrosão. Além de ser utilizada como catalisador em reações químicas diversas, em instrumentos de laboratório, em termopares e em contatos elétricos.

Ouro - já foi muito utilizado em cunhagem de moedas, agora, ele é padrão monetário em alguns países. O ouro, além possuir aplicação financeira, é empregado em jóias, em recobrimento de contato elétrico de alguns processadores de computador, em odontologia e em recobrimento de outros metais.

Mercúrio - utilizado em termômetros, barômetros, desinfetantes, iluminação pública, odontologia (amalgama dental), separação do ouro.

Rênio - utilizado na produção de fios de fornos elétricos, em camada de proteção para jóias, como filamento de espectrômetro de massa e em ligas metálicas utilizadas na indústria aérea.


Ósmio - utilizado como catalisador na produção de amônia, em ponta de caneta tinteiro e em agulha de bússola (liga metálica com o irídio) e em ligas metálicas de alta dureza.

Irídio - utilizado na fabricação de agulhas de injeção, em componentes eletrônicos e em ligas com o ósmio, para serem aplicadas em agulhas de bússolas e ponta de caneta tinteiro.
Háfnio - é utilizado em reatores nucleares como absorvedor de nêutrons e como material refratário.


Tântalo - utilizado na fabricação de ligas metálicas aço-tântalo, em próteses dentárias, turbinas de avião, reatores nucleares, ferramentas de corte e cirúrgicos, como, por exemplo, o bisturis.

Tungstênio - utilizado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes, de ligas metálicas aço-tungstênio, de tubo de imagem de televisores e lubrificantes para atuarem à altas temperaturas. O tungstênio é, ainda, utilizado na indústria aérea.

Lutécio - utilizado na produção de ligas metálicas, catalisadores de reações químicas e como fonte de radiação beta, quando seu núcleo é ativado por nêutrons térmicos.






ultimo lantanidio

Érbio - utilizado na indústria nuclear e em filtros fotográficos.

Túlio - é aplicado em tubos de raio X, em equipamentos de microondas e em ligas metálicas.

Itérbio - utilizado na melhoria da resistência mecânica do aço. Ele é também utilizado em tubos de raio-X e lasers.

Térbio - são utilizados em componentes de tubos de televisores e em dispositivos geradores de lasers.

Disprósio - é utilizado em televisores, como ativador de fluorescência. Composto de disprósio serve como fonte de radiação infravermelha e é também utilizado na produção de mídias de CD.

Hôlmio - utilizado na fabricação de lasers, que são usados na medicina ortopédica e oftalmológica, além de ser aplicado em espectroscopia e em ligas metálicas
Samário - é utilizado em reatores nucleares, como absorvedor de nêutrons e algumas vezes como catalisador de reações de hidrogenação e desidrogenação.


Európio - é utilizado em tubos de televisores. Além de ser empregado como absorvedor de nêutrons, em reatores nucleares e como catalisadores no craqueamento do petróleo.

Gadolínio – os compostos de gadolínio são aplicados na fabricação de dispositivos de televisores e de computadores. Além de serem
Praseodímio - é utilizado na coloração de vidros (cor amarela), materiais fluorescentes e componentes eletrônicos.

Neodímio - é utilizado na produção de laser e em astronomia para calibrar linhas espectrais. Além de ser utilizado na produção de ímãs permanentes e como pigmento para esmaltes e vidros.

Promécio - é utilizado em baterias nucleares e em relógios atômicos.









Bário - é utilizado na produção de uma liga metálica com o níquel, que por sua vez, é utilizada na fabricação de velas de ignição de automóveis.



Lantanídeos





Lantânio - é utilizado em dispositivos eletrônicos e em ligas que são usadas em pedras de isqueiros.

Cério - é usado em cerâmicas e em polimento de lentes. O cério é também usado em pedra de isqueiro, em compostos para tingir vidros, em proteção contra corrosão, em ligas metálicas com ferro e cobre, como catalisador para produção de amônia e em conversores catalíticos de automóveis.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Césio - é usado como componente de catalisador, em células fotoelétricas e em relógio atômico.

Bário - é utilizado na produção de uma liga metálica com o níquel, que por sua vez, é utilizada na fabricação de velas de ignição de automóveis.

Lantânio - é utilizado em dispositivos eletrônicos e em ligas que são usadas em pedras de isqueiros.